Educação / Ensino Médio

Ensino: 1ª à 3ª Série

No Ensino Médio ocorre o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos construídos desde a Educação Básica e a preparação para os processos seletivos das universidades. Esse trabalho proporciona ao jovem uma postura crítica em relação ao conhecimento e à sociedade. O setor de orientação educacional desenvolve um trabalho de orientação vocacional, estimulando o aluno a pensar sobre sua escolha profissional, identificar algumas características e habilidades pessoais, refletir sobre o mercado de trabalho e obter informações sobre os cursos do Ensino Superior. Periodicamente, os alunos participam de simulados. Ainda há acompanhamento da escola aos alunos do Ensino Médio (3º ano) para a participação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e da ACAFE (órgão que organiza o vestibular da FURB, UNIFEBE, UNIVALI, entre outros).

Material didático

Apostila Anglo

Horário das aulas

Matutino: 7h15min às 12 h

Vespertino (2ª e 4ª feira): 13h30min às 17h45min

Grade de horários

1ª e 2ª Séries - 32h/aula

3ª Série - 35h/aula

Plantões tira-dúvidas

No período da tarde os professores do Ensino Médio prestam assistência aos alunos interessados em sanar as dúvidas que surgem no decorrer da semana. As aulas do plantão têm duração de 45 minutos.

Laboratórios

Com o objetivo de ampliar o conhecimento de seus alunos, os professores de Química, Física e Biologia desenvolvem trabalhos práticos no laboratório.

Está comprovado que a organização é uma das qualidades de um bom aluno. A coordenação e os professores solicitam aos alunos que utilizem corretamente a agenda para que tarefas, trabalhos e provas não sejam esquecidas. A agenda também auxilia os pais no acompanhamento sobre o que é solicitado em sala. O uso é diário e obrigatório. Na agenda são afixados os avisos que devem ser todos assinados pelos pais.

Plantões pedagógicos

No início do ano acontece a primeira reunião de Pais e Mestres, que conta com a apresentação dos professores e da proposta de trabalho a ser desenvolvida ao longo do ano letivo.

Trimestralmente o Colégio Cônsul organiza plantões pedagógicos em horários previamente avisados. Nestas ocasiões professores aguardam os pais para conversar sobre o rendimento escolar de seus filhos.