Educação / Ensino Fundamental I

Proposta de Ensino: 1º ANO ao 5º ANO

As turmas do Ensino Fundamental I trabalham com o material didático do Sistema Anglo de Ensino. Com colégios nas principais cidades do Brasil, o Sistema Anglo oferece todo o conteúdo curricular exigido pelo Ministério da Educação, de maneira dinâmica e de acordo com o contexto atual. A ideia da construção do conhecimento, a atribuição de sentido ao que se aprende, a incorporação do hábito de estudos e a tecnologia incorporam a metodologia de ensino.

Mochila leve, ensino de peso

Todas as disciplinas básicas em um só Caderno ANGLO: são quatro cadernos por ano, com o conteúdo programado, exercícios em sala e tarefa de casa diária.

No 1º ano, os conteúdos estão organizados por Áreas do Conhecimento (Ciências Sociais, Ciências Naturais, Noções Lógico-Matemáticas e Linguagens), abordados de forma articulada, favorecendo as ações da criança sobre o mundo social e natural, representando o que viram, sentiram e fizeram. Nos 2º e 3º anos, os conteúdos passam a ser divididos por disciplinas (História/Geografia, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa). Nos 4º e 5º anos, as matérias de História e Geografia deixam de ser integradas e se separam em duas disciplinas, mas continuam a trabalhar de maneira conjunta.

A programação anual é desenvolvida de acordo com o calendário do Colégio, garantindo o trabalho com todos os conteúdos e o desenvolvimento de projetos a cada ano de ensino.

Aula Dada, Aula Estudada

Tudo gira em torno das aulas. As tarefas de casa diárias organizam a rotina do aluno e levam à criação do hábito de estudos, importante em qualquer fase da vida escolar. Ou seja, diariamente, os alunos estudam as aulas trabalhadas na escola, ao fazer suas tarefas: “Aula dada, aula estudada!”.

Importância da leitura e escrita

Trabalho intenso com textos, em todas as disciplinas: os enunciados requerem leitura, interpretação e exigem respostas discursivas. Nos dias de hoje, ser leitor-escritor competente é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. O objetivo no Ensino Fundamental I não é apenas alfabetizar, mas também ampliar o uso social da leitura e da escrita, fazendo com que os alunos utilizem de forma intencional as linguagens escrita e falada.

Contextualização dos temas

Ligação com a realidade atual, é ponte entre os conteúdos conceituais e sua aplicação prática.

Aprendizagem progressiva

Trabalho com currículo em espiral, ou seja, os assuntos são retomados, ampliados ou aprofundados de acordo com a progressão nos anos de ensino. A integração de cada ano facilita o trabalho interdisciplinar e a formação integral dos alunos.

Materiais didáticos

Cadernos Anglo (apostilas), livro de Língua Estrangeira (Inglês) e apostila de Educação Tecnológica (Robótica).

Língua Estrangeira - Inglês

O material de Inglês exprime as concepções contemporâneas do ensino de Língua Estrangeira, sem deixar de considerar, entretanto, as especificidades do contexto a que se destinam. Além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, proporciona oportunidades deste agir, interagir, organizar informações e se engajar em diferentes atividades que fazem parte do ensinar/aprender. A proposta da Língua Estrangeira no Ensino Fundamental I, instrumentaliza os alunos para o trabalho a ser desenvolvido nos anos posteriores de estudo.

Está comprovado que a organização é uma das qualidades de um bom aluno. A coordenação pedagógica e os professores orientam os alunos sobre a utilização correta da agenda, visando auxiliar na organização das datas de entrega de tarefas, trabalhos, provas e materiais que sejam solicitados. A agenda também auxilia os pais na comunicação com a escola, no acompanhamento do calendário escolar anual, bem como dos avisos nela afixados, os quais devem ser assinados pelo responsável. O uso é diário e obrigatório.