Educação / Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Cônsul é a porta de acesso ao ensino lúdico de qualidade. Nele, as crianças de 3 meses a 5 anos encontram um espaço e um planejamento adequado para recebê-las e prepará-las para o acesso ao mundo escolar.

De acordo com as Referências Curriculares Da Educação Infantil, “Educar significa, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. ”

Na Educação Infantil do Colégio Cônsul, o Educar e Cuidar são duas ações que caminham juntas, respeitando às fases de desenvolvimento das crianças.  As atividades pedagógicas e o Material adotado, Sistema ANGLO de Ensino, são cuidadosamente avaliados e reavaliados constantemente, tendo como principal objetivo atingir as necessidades e o bom desenvolvimento de cada aluno.

Apoiada por um corpo docente de alta qualidade, com formação específica em Educação Infantil, Professores, Auxiliares, Coordenação Pedagógica, Equipe de Apoio Pedagógico: Psicóloga e Fonoaudióloga escolar acompanham nossos alunos, com uma prática pedagógica adequada para cada faixa etária.

Material didático (Sistema ANGLO de Ensino):

Turmas: Maternal I, Maternal II, Nível I e Nível II

Material didático (ROBO MIND) Educação Tecnológica:

Turmas: Nível I e Nível II

As atividades desenvolvidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio Cônsul estão associadas com os demais níveis de ensino, integradas e sociabilizadas conforme o ambiente escolar.

Além das atividades curriculares da Educação Infantil como: Educação Física, Artes, Inglês, Informática, Dança, Futsal e Educação Tecnológica, também são promovidos cultos mensais, passeios, exposições de trabalhos, apresentações artísticas, homenagens entre outros, conforme previsão na agenda escolar anual.

Contamos com vários espaços:

• Parque arborizado;
  • Caixa de Areia;
  • Pátio Coberto;
  • Espaço externo (gramados);
  • Solário (para alunos dos Berçários);
  • Quadra de esporte para prática de Educação Física;
  • Estacionamento Rotativo;
  • Anfiteatro (para eventos).

O Colégio Cônsul atende na Educação Infantil, nos turnos matutino e vespertino, as seguintes turmas:

Berçário I (Alunos de 03 meses, completando 1 ano durante o ano letivo)

Berçário II (Alunos com 1 ano, completando 2 anos durante o ano letivo)

Maternal I (Alunos com 2 anos, completando 3 anos durante o ano letivo)

Maternal II (Alunos com 3 anos, completando 4 anos durante o ano letivo)

Nível I (Alunos com 4 anos, completando 5 anos durante o ano letivo)

Nível II (Alunos com 5 anos, completando 6 anos)

Período Integral- Atende crianças do Berçário I ao Maternal I no mesmo ambiente e as demais turmas são atendidas pelo Projeto – Período Integral (P.I.) nas dependências da Educação Infantil em uma sala específica com um planejamento diferenciado, onde os alunos matriculados podem optar por almoçar na escola e, caso esteja matriculado em alguma aula extraclasse é encaminhado a mesma pelas professoras, retornando ao término, para sala do P.I. prosseguindo com a turma. Este Projeto atende as crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (5º Ano).

Está comprovado que a organização é uma das qualidades de um bom aluno.

A Coordenação e os Professores solicitam aos pais que utilizem diariamente a agenda para que tarefas e comunicados não sejam esquecidos. Nela são afixados os avisos que devem ser todos assinados pelos pais. A agenda também auxilia os pais no acompanhamento do calendário escolar. O uso é diário e obrigatório.